Substâncias Psicoactivas

É um tema bastante complexo, que apesar de não o termos abordado totalmente como esperávamos, achámos ter conseguido atingir o nosso objectivo, o objectivo de transmitir à comunidade da nossa escola, as deficiências que estas substâncias podem causar fisicamente e psicologicamente no ser humano. No 2º Período realizáos uma exposição no Bloco D; depois no 3º Período realizámos um vídeo sobre este tema, apresentando à turma.
A exposição era assim, constituída por imagens, como também por alguns textos referentes às drogas, ao álcool e por fim ao tabaco; bem como, com testemunhos de pessoas que conseguiram sair deste mundo tão negro.


Em baixo estão algumas fotografias tiradas no dia da exposição, bem como o vídeo que foi realizado pelo grupo "Educação para a Saúde".




Oceana Basilio - Passado com drogas (Ver apartir dos 2:40m)

Dia Mundial da Luta Contra a SIDA

No dia 30 de Novembro foi celebrado o Dia Mundial da Luta Contra a Sida, em que foi feito o convite a um membro do nosso grupo, á Andreia Neves que é a delegada de turma, para que no primeiro intervalo da manhã, junto do polivalente, estar com o segundo ano do Curso profissional TAP, juntamente com a equipa de promoção e Educação para a Saúde para acender uma vela pelas vítimas da Sida.
O nosso grupo neste dia andou com o símbolo da luta contra a Sida na camisola, que era um laço vermelho.
Efectuamos também uma recolha de informação, desde revistas e power point.





Dia do Não Fumador


No dia 19 de Novembro realizámos o Dia do Não Fumador.
Este trabalho foi efectuado em parceria com outro grupo, o nosso “Educação para a saúde” e o grupo “Educação ambiental”.
Tivemos como iniciativa a construção de um cigarro gigante, feito pelos grupos de trabalho, que tinha como materiais cartão, spray e fagulha. Recolhemos também várias imagens sobre o tema, principalmente imagens mais chocantes.




Grupo "Educação para a Saúde"

Grupo "Educação Ambiental"

Recolha de fagulha para colocar no cigarro






Apresentação de alguns vídeos do Youtube apresentados à turma



Dia Mundial da Alimentação

No dia 16 de Outubro, realizámos a nossa actividade sobre o Dia Mundial da Alimentação, onde tivemos como principal objectivo dar a conhecer os hábitos alimentares correctos.

Para isso fizemos vários cartazes que tinham como tema: a obesidade, o colesterol / tensão arterial, a diabetes e a anorexia / bulimia; estes cartazes foram elaborados de uma forma atractiva, com várias imagens e textos informativos; foram fixados nos diversos blocos da escola.






Nesse mesmo dia, na cantina foi feita uma refeição vegetariana, bastante nutritiva.








Dia Mundial da Diabetes


No dia 14 de Novembro celebramos o Dia Mundial da Diabetes, com a realização de um rastreio na escola. Para esta actividade contámos com o apoio da Associação de Diabéticos do Minho.


Neste dia contámos também com a presença da RTP, a reportagem é o vídeo que se encontra abaixo.


Este projecto para nós foi sem dúvida o mais produtivo, na medida em que várias pessoas, entre alunos, professores, funcionários e encarregado de educação, aderiram com muito entusiasmo, aqueles que foram convidados, como também aqueles que participaram por iniciativa própria.




Reportagem da RTP



Violência em Meio Escolar


Bullying é uma das formas mais comuns de violências nas escolas, onde se implica a agressão e a intimidação sistemática. esta ocorre quando um ou vários alunos exercem acções agressivas, de forma sistemática e intencional sobre outros.



Algumas das características do bullying são:


  • Maus tratos prepositados sobre os outros;

  • É uma acção continuada, não acontece apenas de vez enquando;

  • É sempre difícil para as vítimas defenderem-se.


Existem vários tipos de bulling:


  • Físico (baseia-se em agredir a vítima fisicamente, impedindo-a de se defender, batendo-lhe, empurrando-a, etc...)

  • Verbal (baseia-se em agredir a vítima verbalmente, chamando nomes, insultar, ter manifestações racistas, etc...)

  • Indirecto (baseia-se em agredir a vítima de uma forma não directa, isto é, inventando histórias sobre a vítima, troçar, excluí-la de determinado grupo social, etc...)